RU lança campanha de combate ao desperdício de alimentos na UFRN

RU lança campanha de combate ao desperdício de alimentos na UFRN

O Restaurante Universitário da UFRN lançou, na segunda-feira, 9, a Campanha Contra o Desperdício, com o objetivo de conscientizar os usuários e  combater o desperdício de alimentos na unidade. De acordo com a nutricionista Daniele Marinho, coordenadora da campanha, a ação vai abordar os usuários, orientando sobre como selecionar os alimentos e colocar nos pratos apenas a quantidade que a ser ingerida, evitando que a maior parte das refeições seja desperdiçada.

Só para se ter uma ideia da gravidade do problema, um levantamento feito por bolsistas do RU indicou que, apenas no mês de setembro, foram desperdiçados 150 quilos de alimentos por dia, somados os desperdícios do almoço e do jantar. Considerando que, em média, uma pessoa consome 550 gramas de alimentos, a quantidade jogada no lixo seria suficiente para alimentar cerca de 270 pessoas/dia.

A diretora do RU, Michele Medeiros, acredita que a campanha irá despertar nos frequentadores do lugar a consciência ambiental, estimulando, assim, o consumo consciente e a multiplicação dessa mudança de comportamento para fora da universidade.

A identidade visual e os textos que serão usados na campanha foram desenvolvidos pela equipe da Secretaria de Educação a Distância (Sedis), responsável pela comunicação do Restaurante Universitário. A criação das artes utilizadas nos banners digitais e cartazes é de autoria de Amanda Duarte, ilustradora da Sedis. Segundo ela, a ilustração tem o poder de transformar a seriedade do assunto em curiosidade, deixando os trabalhos mais didáticos e encantadores.

Com a hashtag SemVCNãoDá, que será empregada para o engajamento dos participantes na campanha, a intenção é evidenciar como é necessária a colaboração de todos na guerra contra o desperdício. A iniciativa será realizada até o final de novembro de 2017, com publicações no site e na página do RU no Facebook.

Leia também

comentários